6 tipos de plantas que o auxiliam no controle de pestes na horta
[sgmb id=”1″]
Quando falamos em agricultura sustentável e biológica, todos sabemos do benefício da presença de flores e ervas aromáticas no meio da horta.
E porque estamos no inicio de mais uma época de produção, é hora de começar a escolher as plantas que serão nossas aliadas de no combate a peste e pragas deste ano.
Hoje vamos ver 5 tipos de flores que o vão auxiliar a repelir e manter bem longe algumas das pestes mais conhecidas.
Leia também: Como atrair joaninhas e outro insectos para combater pragas na sua horta
1 – Borragem
Esta planta aromática muito utilizada em chás é um excelente repelente de lagartas e outros vermes das hortaliças.
2 – Crisântemos
Os crisântemos contém um químico natural chamado de piretrina que é tóxico para os insectos mas inofensivo para humanos e animais. Para além disso, pode também fazer chã das flores coloridas para utilizar contra infestação de nemátodos nas raízes (comum nas hortaliças como penca e repolho) e para repelir o besouro japonês.
3 – Trevo
O trevo é conhecido como um excelente acolchoado para plantações na horta. Utilize-o no meio dos repolhos para prevenir a lagarta e os pulgões.
4 – Lavanda
A lavanda não só repele pragas no seu jardim como também dá um aroma celestial ao local. É usado para repelir a maioria dos insectos que você deseja manter fora da horta, particularmente pulgões, mariposas e mosquitos.
5 – Calêndula
O calêndula é provavelmente a planta mais conhecida para repelir insectos. Os variedade “french marigold” repelem moscas brancas e matam nemátodos ruins. As flores de Marigold vêm em variedades perfumadas e sem perfume, com as perfumadas a serem as mais utilizadas para afastar pragas.
6 – Girassol
O girassol é provavelmente a maior flor que terá na sua horta. É sem dúvida uma excelente atracção para insectos polinizadores benéficos para a horta. Diz-se que têm uma capacidade fantástica de manter os pulgões longe das outras plantas.
Se tiver dicas deixe nos comentários.
Bons cultivos