Como Semear Salsa
[sgmb id=”1″]
A salsa é das ervas aromáticas mais utilizadas na gastronomia mundial.
Para se cultivar a salsa de forma correcta e eficaz será necessário respeitar alguns critérios chave: Clima com temperaturas entre os 5Cº e os 30Cº, terra com ph entre os 6 e 7.5 e alguma água. A salsa é cultivada no hemisfério norte entre os meses de fevereiro e agosto e preferencialmente na lua quarto crescente.
O que vai precisar para semear o seu canteiro de salsa:
- Enxada
- Engaço
- Regador
- Balde
- Sementes de cenoura
- Cálcário delomítico (para equilibrar o ph da terra e evitar pragas da planta)
- Húmus ou estrume de galinha ou codorniz.
Delineie o terreno onde vai fazer a sementeira da salsa, cabe bem a terra, espalhe o estrume e o calcário dolomítico sobre a zona da sementeira, dê mais uma cavadela superficial como forma a misturar os dois componentes com a terra, aplane ao máximo a superfície, misture as sementes com um pouco de terra dentro de um balde e com a mão espalhe de forma ampla pela área de cultivo, pegue novamente no engaço e de forma mais superficial, faça com que as sementes de salsa fiquem cobertas com até 1cm de terra. Para finalizar regue bem a margem fazendo recurso a um regador.
A salsa tem um germinação bastante demorada e é perfeitamente natural que demore cerca de 25 a 30 dias para germinar.
A colheita começa normalmente 15 dias após a germinação. A colheita deve ser pelo método de cortar as hastes maiores dos pés da planta como forma a dar oportunidade às hastes menores de se desenvolver . Lembre-se que não será correcto arrancar a planta pela raiz.
Boas colheitas
sementes de cenoura?