Como semear e plantar beterrabas biológicas
[sgmb id=”1″]
A beterraba de seu nome científico ( Beta Vulgaris ), é uma planta bienal que geralmente vem a florescer no segundo ano de vida.
Actualmente a beterraba ganhou destaque na culinária portuguesa, está presente em saladas, sopas, batidos etc. As suas propriedades ajudam a um excelente equilíbrio da nossa saúde. Para além de prevenir certas doenças como certos tipo de cancro, fortalece o sistema imunitário, previne e combate a anemia, é rica em ferro, cálcio, vitamina B1 etc.
Quer mais motivos para produzir e consumir beterraba?
Tipos de beterraba
A beterraba oleracea (ou vermelha) é uma planta muito nutritiva amplamente cultivada para consumir tanto as suas raízes como as folhas. A beterraba vermelha ou vermelho-púrpura é a mais usual, mas também existem outras variedades tais como amarelo, laranja e branco. A Beterraba avermelhada também é usada para extrair betanina, uma substância usada para fazer corante vermelho presente em molhos de tomate e sorvete.
A beterraba sacarina é cultivada principalmente para a produção de sacarose (açúcar de mesa) ou para a produção de álcool( etanol). É da família das amarantáceas e nas suas raízes contêm uma elevada concentração de sacarose por isso é cultivada nas regiões temperadas para a produção de açúcar e etanol. Esta planta geralmente tem a raiz mais longa que a beterraba oleracea, e pode ser de cor branca ou amarelada.
A beterraba forrageira é cultivada principalmente para fornecer alimentos para animais podendo também ser consumidas por seres humanos. São plantas geralmente maiores do que as beterrabas oleraceas e as suas raízes podem ser brancas, amarelas, laranja ou vermelhas.
Quando semear beterraba?
A beterraba é uma planta que se adapta melhor em climas temperados com uma temperatura entre 10 e 24 ° C. Convém considerar o tipo de beterraba a semear e a temperatura a que a mesma irá ser exposta.
No caso da beterrava sacarina e da beterraba forrageira são espécies de beterraba que poderão resistir a baixas temperaturas pois são plantas bem desenvolvidas e de grande resistência.
Terreno onde deve ser cultivada
A beterraba precisa de um solo fértil rico em matéria orgânica e um Ph de 6.0 a 7.5.
O terreno deve ser bem drenado livre de pedras ou de quaisquer outros detritos.
A luminosidade também é importante pois a beterraba gosta de luz.
Irrigação
Deve-se regar o solo a fim de o manter húmido mas não encharcado.
Plantio e cultivo
A época de plantio vai de Abril a meados de Junho. Semeamos fazendo aberturas rasas, 1 a 2 cm e deixando 2 ou 3 sementes a cada 20 cm. Deve deixar um espaço entre cada fileira de 30 a 40 centímetros. Nunca cultivar muito profundo pois isso originará caules fracos.
Colheita
A partir de Julho podemos começar a colher conforme formos necessitando.
Em outubro é hora de fazer toda a restante colheita.
Se fizermos o cultivo da beterraba de 3 em 3 ou de 4 em 4 semanas assim consecutivamente até meados do Verão, teremos beterrabas sempre prontas a ser consumidas.
Pragas e doenças que podem afectar as beterrabas
- Pulgão-preto: enfraquece a planta.
- Mosca da beterraba: furam as folhas (arrancar as folhas afectadas e queimar).
- Mancha foliar: doença causada por um fungo.
- Lagartas: devoram o colo da raiz.
- Nematoides: parasitas sobre as raízes.
Bons cultivos