Flores de Inverno – Dê cor ao seu jardim

[sgmb id=”1″]

Se gosta de floricultura, então este é o artigo certo para si. Mesmo nesta época fria do ano, quem gosta de flores e jardins bastantes coloridos não precisa ficar desiludido, pois há uma basta gama de flores de clima frio. As flores de Inverno devem ser cultivadas (semeadas/plantadas) no início do Outono, a terra deve ser bem preparada, fertilizada para as receber, podem ser semeadas, transplantadas, ou através de bolbo. Se optar por semear é considerável que seja antes das primeiras geadas, se optar por transplantação ou bolbo convém que seja feito logo após a aquisição. Outro factor que deve ter em conta é escolher as melhores plantas e mais resistentes para que assim possa desfrutar de um lindo jardim florido mesmo em dias mais cinzentos, seja no jardim,vaso,floreira,canteiro,jardim de parede,etc…Encha o seu jardim de Inverno com perfume, cor e silhueta! Não deixe o seu jardim vazio e inactivo nos meses de frio, aqui deixo alguns exemplos de flores de Inverno para si.

 

Flores de Inverno

 

Túlipa

A Tulipa é considerada a rainha do Inverno. Esta flor é um género de plantas angiospermas da família das liláceas. As suas flores são muito apreciadas por sua beleza e delicadeza. São flores de um só caule e de uma só flor por bolbo. Existem muitas variedades cultivadas e milhares de híbridos em diversas cores, tons matizados, pontas picotadas, etc.  Gostam de sol a meia-sombra, não gostam de muito calor, e crescem em qualquer tipo de solo. Embora se pense que esta flor é oriunda da Holanda, engane-se quem assim pensa pois a sua origem é Turca. As tulipas são originárias da Turquia e não da Holanda.O nome da flor foi inspirado na sua forma invertida que lembra um turbante, em turco-otomano, tülbend, que mais tarde foi “afrancesado” e mudou para tulipe.

Origem: Turquia e foram levadas para a Holanda no século XVI

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Liliales
Família: Liliaceae
Género: Tulipa

Amor Perfeito(Viola tricolor)

O amor-perfeito ou viola-tricolor é uma flor bienal selvagem eurasiática.É uma planta de porte rasteiro, dá-se em solos ácidos ou neutros, gosta de sombra parcial, óptima opção para vasos, canteiros, floreira e jardim. É hermafrodita e auto-fértil, polinizada pelas abelhas, os amores perfeitos podem ser roxos, azuis, amarelos ou brancos, cor de fogo, matizados,etc…esta flor tem muito o aspecto de uma borboleta, delicada, cheia de subtileza com suas pétalas aveludadas. Possui altas qualidades medicinais, tais como:epilepsia, asma, doenças de pele, eczema. É uma das muitas espécies de plantas que têm ciclotídeos e características citotóxicas, o que significa que poderia ser usada para tratar o câncro.

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Malpighiales
Família: Violaceae
Subfamília: Violoideae
Tribo: Violeae
Género: Viola
Espécie: V. tricolor
Nome binomial
Viola tricolor

 

Boca de Leão

A boca-de-leão apresenta-se em cores diversas como amarelo, branco, rosa, roxo, entre outras. As flores surgem entre o final do Inverno e o início da Primavera. É flor de clíma frio, óptima para cultivar em jardim, recebeu o nome de boca de leão derivado ao aspecto da sua flor.

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Angiosperms
Classe: Eudicots
Ordem: Lamiales
Família: Plantaginaceae/Veronicaceae
Género: Antirrhinum
Espécie: A. majus
Nome binomial
Antirrhinum majus

 

Cíclame

O Cíclame é um género botânico pertencente à família Myrsinaceae. Existem 23 espécies do gênero Cyclamen, a mais cultivada no mundo é o cíclame-da-pérsia. As flores podem ser de vários tons de rosa, vermelho, branco,roxo e matizados. O cíclame-da-pérsia e outros cíclames podem ser cultivados em áreas mais sombrias do jardim ou em vasos e floreiras. Esta é uma das plantas que pode ser mantida com relativa facilidade no interior de residências, desde que o ambiente tenha uma boa luminosidade. O ideal é manter o solo húmido durante os meses de crescimento e florescimento (do Outono à Primavera). Na época de Verão esta planta tende a murchar, e quando a vêem murchar, acreditam que ela está morta, mas o seu bolbo irá florir dentro de um ano novamente, se hidratado como indicado.

Classificação científica
Reino: Plantae
Clado: angiospérmicas
Clado: eudicotiledóneas
Clado: asterídeas
Ordem: Ericales
Família: Myrsinaceae
Género: Cyclamen


Crisântemos

O Crisântemo é uma planta botânica pertencente à família Asteraceae. Em grego, crisântemo significa “flor de ouro” e é cultivada na China há milhares de anos. É considerado uma das plantas nobres chinesas. Existem mais de 100 espécies e mais de 800 variedades comercializadas em todo o mundo. Aqui em Portugal esta flor é das mais simbólicas no dia de todos os Santos. A sua floração longa e abundante é uma das suas principais características. Existem em várias cores como roxo, laranja, rosa, verde, branco… mas, o mais comum, é o amarelo. Gosta de sombra parcial e de ser regada com frequência.

Classificação científica
Reino: Plantae
Clado: angiospérmicas
Clado: eudicotiledóneas
Ordem: Asterales
Família: Asteraceae
Género: Chrysanthemum

 

 

Begônias

A Begônia é uma planta do género Begonia, da  família Begoniacea. Se você procura uma planta ornamental que pode ser cultivada na sombra, a begônia é a espécie ideal sendo muito apreciada pelos decoradores e paisagistas pela beleza das flores e folhas. Existem mais de 1.400 tipos de begônia catalogadas, porém as mais conhecidas são as que florescem em formato de buquê. Você pode encontrar flores de begônia de várias cores como vermelha, rosa, amarela, branca, preta, mesclada, entre outras. Os tipos de begônia mais indicados para vasos são a sarmentosa e a venosa. A begônia é um símbolo de jovialidade e fertilidade para o Feng Shui, sendo plantadas em grupos precisam de manutenção para não criar fungos, floresce de forma abundante com iluminação indirecta.

 

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Cucurbitales
Família: Begoniaceae
Género: Begonia &
Hillebrandia

 

Azevinho

O azevinho é sem dúvida alguma uma das plantas do clima frio. Destaca-se por ser uma das plantas que mais é usada na época Natalícia. O azevinho (Ilex aquifolium), também chamado azevim, azevinheiro, pau-azevim e sombra-de-azevim, é um arbusto de folha persistente da família das Aquifoliaceae, cultivado normalmente para efeitos ornamentais devido aos seus frutos vermelhos mas que tornam qualquer jardim uma preciosidade. Destaca-se pelas suas folhas verdes e brilhantes, de bordo espinhoso e, sobretudo, pelos frutos vermelhos que produz. Estes frutos também são denominados de azevinhos, bagas, azinhas ou enzinhas, não são comestíveis, chegando mesmo a serem tóxicos, principalmente para certos animais e certas aves. Só para terem uma noção , umas 20 a 30 bagas podem ser mortais para um adulto, convém frisar que as suas folhas também são tóxicas.

 

Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Celastrales
Família: Aquifoliaceae
Tribo: Vandeae
Género: Ilex 
Nome binomial
Ilex aquifolium

 

Margarida Inglesa

 

Bellis perennis, também designada de margarida, margarita, margarida-vulgar, margarida-menor, margarida-comum, margarida-inglesa, bonina, bela-margarida, sempre-viva, margaridinha, mãe-de-família, margarida-rasteira, rapazinho ou rapazinhos, é uma planta vivaz da família das Asteraceae. Existem muitas variedades híbridas, muito utilizadas em floricultura, com lígulas brancas, rosadas, vermelhas ou roxas, de forma simples ou dobrada, existem diversas variedades, são uma excelente opção de Outono/Inverno, no jardim, nos vasos e em floreira , nunca nos deixam ficar mal. Têm ar de flor do campo, gosta de meia sombra ou sol, solo fértil, rico em matéria orgânica, bem drenado.

 

Classificação científica
Reino: Plantae
Clado: angiospérmicas
Clado: eudicotiledóneas
Ordem: Asterales
Família: Asteraceae
Género: BellisLineu
Espécies
Bellis perennis

 

2 votes