Como Fazer Chorume de Urtiga
[sgmb id=”1″]
A utilização da urtiga na medicina e agricultura já é conhecida desde os tempos ancestrais.
Hoje vamos ver como fazer chorume de urtigas, um fertilizante líquido biológico com resultados positivos reclamados na agricultura biológica.
O que vai precisar?
- Recipiente de 20/25l de plástico ou madeira (nunca metal)
- Luvas
- Tesouras
- Urtigas frescas
- 10 littros de água (da chuva de preferência)
Depois de colher aproximadamente 1kg de urtigas frescas fazendo recurso às tesouras e luvas, coloque as urtigas no recipientes e junte a água, mexa bem a mistura, tampe o recipiente e guarde em um local abrigado com temperatura estável que oscile entre os 18ºC e os 25ºC.
Mecha a mistura um vez por dia. Ao final do 5/6 dia o processo de fermentação já deve estar em curso, para isso deve encontrar uma espuma no topo da mistura como mostra a imagem:
Continue a mexer a mistura diariamente até que esta espume desapareça. Quando desaparecer, é sinónimo de que a fermentação terminou e o seu chorume de urtiga, um excelente fertilizante biológico, está pronto para ser filtrado e utilizado.
Filtre o composto para separar os sólidos do fertilizante. Os sólidos podem e devem ser colocados na sua pilha de compostagem.
Armazene o líquido resultante da filtragem num recipiente com tampa.
Dilua com o chorume urtiga na percentagem de 1:10 em água e regue as plantas da sua horta semanalmente.
O chorume de urtiga pode ser guardado por vários meses sem se estragar.
Este ano vou apresentar aqui os resultados de um teste que vou realizar com alfaces para tentar perceber a eficácia do chorume de urtiga nas plantas da horta.