[sgmb id=”1″]
A cebola é um alimento milagroso conhecida pelas suas propriedades benéficas para a saúde em geral.
A cebola é bastante resistente e cresce em climas com temperaturas que se compreendem entre os 10Cº e os 30Cº, gosta solo leve e bem estrumado. A época de platio do cebolo é dívida em duas fases de finais de outubro a dezembro o dito cebolo temporão e de fevereiro a junho o cebolo normal, isto no hemisfério norte. Caso seja possível plante o cebolo durante a fase de lua quarto minguante.
O que vai necessitar:
- Enxada pequena
- Calcário dolomítico
- Húmus ou estrume
- Regador
- Balde
Em primeiro lugar limpe a superfície da terra o melhor possível, de seguida cave o melhor e mais profundamente possível, de seguida espalhe o calcário dolmítico pela terra cavada na proporção de até o máximo de 1kg por m2 de terra, cave novamente para misturar bem o calcário. Abra um pequeno rego de 5cm de profundidade, note que para o cebolo os regos costumam ser mais estreitos para se poupar ao máximo o terreno, dai que a anxada dever ser mais pequena que o normalmente se utiliza em outros cultivos. Coloque um pouco de humus ou estrume no fundo do rego e coloque os pés de cebolo com espaçamentos de 10cm ou 15cm caso não queira fazer a monda futuramente, abra outro rego e utilize a terra para cobrir as raizes das cebolas colocadas no rego anterior (o cebolo não gosta de ficar muito enterrado, certifique-se que a terra só cobre a cabeça da cebola).
Obs. Sempre que termine um rego, use o regador para irrigar bem os pés acabados de soterrar e opte sempre pelos finais de tarde para plantar o cebolo, para evitar que o sol crie danos na rama.
Tenha em mente que a falta de água no seu cebolo pode não matar as plantas mas, vão crescer menos e a tendência de serem mias bravas aumenta.
A colheita das cebolas é normalmente efetuada 3 a 4 meses após o plantio ( o tombar da rama é um sinal de que a sua produção está pronta para ser colhida)