[sgmb id=”1″]
O alho, para além de conferir um excelente sabor aos pratos e temperos é também apelidado de antibiótico natural devido aos seus inúmeros benefícios para a saúde humana.
O alho deve ser semeado no hemisfério norte no periodo que se compreende de outubro a fevereiro. Para ter sucesso na sua cultura vai ter de conseguir reunir alguns factores indispensáveis como: Clima ameno com temperaturas entre os 5Cº e 27Cº, solo leve, bem estrumado e com boa drenagem de humidade e para finalizar deve ter o ph da terra equilibrado (entre os 6 e os 7,5). Se possível faça o semeio do alho na fase da lua quarto minguante.
O que vai necessitar:
- Enxada
- Calcário Delomítico (caso necessite balancear o ph do solo)
- Regador
- Húmus ou Estrume
- Balde
- Sementes de Alho
Em primeiro lugar limpe a superfície da terra o melhor possível, de seguida cave o melhor e mais profundamente possível, de seguida espalhe o calcário dolomítico pela terra cavada na proporção de até o máximo de 1kg por m2 de terra, cave novamente para misturar bem o calcário. Abra um rego com 10cm de profundidade, coloque um pouco de húmus ou estrume no fundo do rego, abra outro rego e tape o estrume ou húmus do rego anterior, depois enterre os dentes de alho (sementes de alho) com distâncias de um palmo e a uma profundidade de 5 ou 6 cm. No final de cada rego proceda a uma rega fazendo recurso a um regador. Após a sementeira evite regar muito, como forma a evitar que a semente apodreça na terra.
A germinação deve ocorrer até 30 dias após o semeio e a colheita é efectuada 4/5 meses após a germinação.
Boas colheitas