[sgmb id=”1″]
A batata dispensa apresentação, está presente na culinária de todos os países do mundo e com ela são confeccionados milhares de pratos deliciosos ao redor do mundo.
A batata é cultivada no hemisfério norte entre fevereiro e meio de abril.
Para o sucesso da sua cultura vai precisar de um clima ameno que se cifre entre os 5Cº e os 27Cº, solo leve, bem estrumado, com boa drenagem de humidade e um ph balanceado entre os 6 e os 7,5.
Para além dos pontos acima descritos, nós recomendamos que semeie as suas batatas em fase de lua quarto minguante.
O que vai precisar:
- Enxada
- Calcário dolomítico (equilibra o ph para evitar pragas e evitar das batatas)
- Húmus ou estrume
- Regador
- Balde
Em primeiro lugar limpe a superfície da terra o melhor possível, de seguida cave o melhor e mais profundamente possível, espalhe o calcário dolomítico pela terra cavada na proporção de até o máximo de 1kg por m2, cave novamente para misturar bem o calcário. Abra um rego com 15cm de profundidade, coloque um pouco de húmus ou estrume no fundo do rego e coloque as sementes da batata com espaçamentos de 30 a 40 cm, abra outro rego e utilize a terra para cobrir as sementes colocadas no rego anterior. Deixe um espaçamento considerável entre regos pois a batata gosta de bastante espaço.
Regue as suas batatas com alguma frequência de forma a manter o solo levemente húmico, certifique-se que não deixa o solo constantemente encharcado pois isso pode ser um problema de pragas e podridão da cultura.
Recomendamos que 30 dias após a germinação, efectue tratamentos quinzenais com calda bordalesa.
A colheita deve acontecer após 4 ou 5 meses após o semeio. A rama amarela e frágil é sinal de que a colheita está pronta a ser arrancada da terra. Suspenda a rega 15 dias antes de arrancar as batatas da terra.