[sgmb id=”1″]
O feijão de trepar ou popularmente conhecido como feijão verde é uma iguaria da época nos pratos portugueses. Pode ser utilizado para fazer sopas deliciosas, saladas ou acompanhar batata cozida!
O feijão verde é semeado no hemisfério norte entre o mês de fevereiro e o mês de junho em terrenos pouco húmidos e bem estrumados, a terra deve ser leve e com um ph balanceado. O feijão deve ser semeado preferencialmente na lua de quarto crescente.
O que vai precisar:
- Enxada
- Regador
- Calcário Dolomítico
- Húmus ou estrume
- Balde
- Regador
Em primeiro lugar limpe a superfície da terra o melhor possível, de seguida cave o melhor e mais profundamente possível, de seguida espalhe o calcário dolomítico pela terra cavada na proporção de até o máximo de 1kg por m2 de terra, cave novamente para misturar bem o calcário. Abra um rego com 10cm de profundidade, coloque um pouco de húmus ou estrume no fundo do rego, abra outro rego e tape o estrume ou húmus do rego anterior, depois enterre os feijões com distâncias de um palmo e a uma profundidade de 5 ou 6 cm. No final de cada rego proceda a uma rega fazendo recurso a um regador. Após a sementeira evite regar muito, como forma a evitar que a semente apodreça na terra.
Após a germinação é recomendável que se coloque algum suporte para que os feijões possam trepar. Na maioria dos casos utilizam-se estacas em madeira mas, pode também fazer recurso a canas, paus, fios ou redes.
A colheita acontece normalmente acontece 60 ou 90 dias após a germinação e podem ser colhidos mais cedo em vajem (o dito feijão verde) ou deixar maturar e colher feijões.
Boas colheitas
[sgmb id=”1″]