Hortas Comunitárias Urbanas Estão a Aumentar Exponencialmente
[sgmb id=”1″]
As hortas comunitárias em casas, escolas, empresas e bairros estão a aumentar exponencialmente em todas as cidades do mundo.
Produzir alimentos dentro das cidades implica muito mais que ter acesso a alimentos saudáveis, ricos e naturais, pois também transforma as pessoas que participam no cultivo e na sua preparação. Grandes cidades como Nova York, Madrid, Chicago, Barcelona entre muitas outras, promovem e multiplicam hortas de uso comunitário em todos os terrenos sem utilização.
As hortas comunitárias são um instrumento inovador de sustentabilidade urbana, já que os seus benefícios são múltiplos e transversais: melhoram as paisagens, geram novos vínculos entre vizinhos, fortalecem a identidade e vínculos com os bairros, fortalecem valores das pessoas que participam como: responsabilidade, solidariedade, cooperação, perseverança, compromisso e respeito.
Mesmo assim, o cultivo urbano é um grande recurso para que os habitantes das cidades possam viver experiências de ambientes naturais e rurais, entender as relações que têm com ele, e por em prática atitudes e hábitos de cuidado e responsabilidade ambiental. Por isso, mais que uma tendência, a cultura de produção de alimentos nas cidades é uma necessidade, que todos nos devemos propor a experimentar e comprovar.
A importância de desenvolver e participar em hortas comunitárias:
1 – Auto abastecimento de alimentos: Ter uma horta é uma maneira de obter frescos de qualidade e variedade. A horta pode também servir para obter um retorno financeiro extra para as famílias.
2 – Alimentação saudável: A horta convida a incorporar costumes mais saudáveis e alimentações melhores. A ter consciência dos nutrientes que consumimos, a deixar de utilizar químicos como herbicidas, insecticidas e fertilizantes cuidando assim melhor da nossa saúde e da saúde da nossa família. Ainda mais, ao obter conhecimento da quantidade de recursos naturais que utiliza cada cultivo para o seu crescimento, o tempo e esforço que requerem para crescer, adquirimos mais consciência e valorização de cada alimento. A horta pode melhorar a qualidade física e psicológica dos horticultores.
3 – Cuidar do Ambiente:
- Construir espaços para hortas é uma forma de criar novos espaços verdes, cuidados e valorizados pelos horticultores e vizinhos.
- As hortas favorecem a biodiversidade do ecossistema onde se instala, já que nela começam a viver diversas espécies de aves e insectos.
- A produção orgânica de alimentos não utilizam pesticidas nem fertilizantes químicos. Estes contaminam a terra e emitem gases com efeito estufa que contribuem para as alterações climáticas.
- Os produtos das hortas comunitárias evitam emissões de carbono, já que se evitam os transportes de longas distâncias, o uso de sacas e embalagens de plástico etc.
E você conhece alguma horta comunitária perto de si?
Gostava de ter e participar num protejo de horta comunitária na sua cidade?